4 found
Order:
  1.  65
    A Busca da Experiência em Sua Fonte: Matéria, Movimento e Percepção em Bergson.Silene Torres Marques - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):61-80.
    Nosso objetivo é destacar algumas questões concernentes ao problema da matéria e domovimento na filosofia de Bergson. Questões presentes em seu segundo livro, Matéria e memória,as quais indicam uma nova orientação de sua filosofia: a passagem da psicologia à metafísica; mais precisamente, a introdução do tema do movimento e da duração "fora de nós". O primeiro capítulo do livro, ao caracterizar o universo material como um conjunto de imagens, desempenha um papel fundamental nessa passagem, a qual efetivamente se dá no (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  47
    The search for the experience at its source: matter, movement and perception in Bergson.Silene Torres Marques - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):61-80.
    Nosso objetivo é destacar algumas questões concernentes ao problema da matéria e do movimento na filosofia de Bergson. Questões presentes em seu segundo livro, Matéria e memória, as quais indicam uma nova orientação de sua filosofia: a passagem da psicologia à metafísica; mais precisamente, a introdução do tema do movimento e da duração "fora de nós". O primeiro capítulo do livro, ao caracterizar o universo material como um conjunto de imagens, desempenha um papel fundamental nessa passagem, a qual efetivamente se (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  13
    Memory and creation in Bergson: on the phenomenon of attention and the planes of consciousness.Silene Torres Marques - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):71-88.
    Resumo: Tendo como ponto de partida a distinção entre as duas formas de memória, nosso intuito é mostrar o aspecto criador da memória, em Bergson. Para tanto, investigaremos alguns exemplos do segundo e do terceiro capítulos de Matéria e memória, seu segundo livro. O que está em jogo, nesses exemplos, é o papel da memória em seu aspecto vital ou de atenção à vida ou, ainda, mais precisamente, do ponto de vista de sua junção com o corpo.: Starting from the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Memória e criação em bergson: Sobre o fenômeno da atenção e os planos de consciência.Silene Torres Marques - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):71-88.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark